terça-feira, 29 de novembro de 2016

ARRUMAÇÃO

CÂMARAS ESTENOPEICAS

Terminado o Balanço
Um regresso dando uma resposta a uma pergunta que nada tem de cientifico.
Como me desenrasco na arrumação de câmaras, caixas e caixinhas, ferramentas e acessórios vários, no que à Fotografia Estenopeica diz respeito.
Apresento assim uma forma que julgo ser adequada, pelo menos para a dimensão da minha habitação e para o transporte seguro aquando de sessões diversas, como Oficinas, Seminários ou Conferências.
Esta primeira fotografia apresenta um vasto conjunto de materiais já acondicionados. As seguintes serão na sequência dos arrumos dos mesmos materiais.
Para mais fácil observação esta caixa é designada de

ESTENOPEICA_CX_GRANDE









CX_FERRAMENTAS DIVERSAS





























































































Uma outra CX de arrumação e designada de ESTENOPEICA_CX_SINAR

Nesta arrumo os materiais mais frágeis e inclui a minha segunda Câmara Estenopeica, construída em K-Line e dentro das características da primeira que construí, e segundo o esquema apresentado na revista alemã, de fotografia, ColorFoto, finais da década de 70. Possivelmente em 1978.



























































Encerro com a adaptação de uma câmara técnica "field" 4x5 polegadas. A Horseman 45FA, a qual adaptei para a realização de fotografias estenopeicas em grande formato e que uso também para a realização em rolo 120, no formato 6x9 cm.












sexta-feira, 25 de novembro de 2016

UM OLHAR

sobre algumas das câmaras que utilizo





































Utilizada na realização de um original com seis horas de exposição sobre papel gelatino-brometo.
Assim resultou em virtude do tempo de exposição, a não existência dos ponteiros do relógio. Que sendo pretos não reflectiram luz durante o seu movimento, a que a transparência do relógio deu mais ênfase face à reflexão da luz pela parede.



Um Olhar

sobre algumas das câmaras utilizadas



                  Câmara Anamórfica cujo resultado se torna perfeitamente identificado na fotografia que faz parte do trabalho "Luz nos Livros"